quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CAMINHO DA FELICIDADE

         
EM BUSCA DO CAMINHO DA FELICIDADE



Todos nós procuramos em toda nossa existência o caminho da felicidade. Não existe nenhuma pessoa que não busque o seu sonho, ou que não tenha fé em conseguir realizá-lo. As pessoas acreditam em sua maioria que através da crença em Deus tudo é possível, impelidos por uma força interna, por uma necessidade natural, própria da natureza humana.

“Assim como Deus colocou na natureza do girassol uma força que faz voltar-se para a luz do sol, colocou também em nossa natureza um impulso que nos leva a procurá-lo”.

O maior de todas as qualidades para chegar perto da felicidade é o amor. Como Deus nos ama e como quer que o amemos para sermos felizes, não se contentou em nos fazer religiosos por natureza. Ele procurou ainda outros meios de se revelar, isto é, de fazer conhecido por todos nós. Na Bíblia, por exemplo, Deus nos diz que é nosso pai e nos dá os deveres que precisamos praticar para chegarmos á felicidade. O primeiro e o maior mandamento divino é este: “Ama a Deus sobre todas as coisas”.


“Viver como certos homens vivem é simplesmente inumano. Procurar a riqueza por amor é fugir da vida. Procurar a paz e a felicidade através do dinheiro é qualquer coisa que se parece com o espírito daquele macaco da história infantil. Deram-lhe um bocado de leite numa panela e, para ter a ilusão de que tinha a panela sempre cheia, o macaco punha o leite a ferver para que a espuma crescesse e transbordasse. Não tenho nenhuma prevenção contra os ricos, seria tolo se tivesse. Há os que sabem empregar humanamente a sua riqueza. Elogiar a pobreza seria também doentio. O mundo foi feito para que todos nele tivessem um lugar decente”. Érico Veríssimo.


A experiência de todos os séculos nos ensina que quem procura a felicidade nos bens materiais nunca encontra. Os bens materiais são apenas meios, instrumentos da nossa perfeição moral. Assim como pintor utiliza o pincel e a tinta como meios da arte de pintar, devemos utilizar os bens materiais como meios da arte de viver.


“Os egoístas não amam a Deus, não amam a si mesmos nem amam ao próximo”.


Ama verdadeiramente a si mesmo, quem ama, em primeiro lugar, a Deus que é fonte da felicidade. Ama verdadeiramente a si mesmo, quem ama aqueles valores que nos assemelham é aproximam de Deus. Quem não ama a Deus e a si mesmo, também não ama o próximo. Quem é incapaz de amar a si mesmo, também é incapaz de amar os outros. Quando mais amamos os outros mais amamos a Deus e nós mesmos. O amor que damos a Deus e aos outros, volta a nós mesmos, assim como todas as coisas que praticamos.

“Tudo o que Deus cria é bom, o mal entra no mundo através da auto-suficiência do homem” Gênesis.

O caminho da felicidade está em cada um de nós, quem sabe depois dessa leitura você possa entender um pouco mais do que é a maior lição de amor e, começar trilhar um novo caminho em busca de sua felicidade.  Emanoel Messias Santos.

4 comentários:

  1. DEUS TE ABENÇÕE. E CONTINUE NESSE CAMINHO EM BUSCA DA FELICIDADE COM JESUS.

    ABRAÇO MEU AMIGO.
    MARQUINHOSGERACAO34.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este assunto que você postou Emanoel. Parabéns. At+

    ResponderExcluir
  3. O AMOR é o alimento da alma que nos sustenta numa existência sublime de uma vida em preparação para outra dimensão e, o DINHEIRO nos proporciona o conforto para um viver na existência terrena muito além do coração.

    (Anita Bastos)

    ResponderExcluir
  4. ola bom dia a paz di deus amigo adoro vc bjos

    ResponderExcluir