sexta-feira, 27 de maio de 2016

SINÉSIO BARBOSA DE MELLO APAIXONADO POR INDAIATUBA
Sinésio Barbosa de Mello
O ex-padre Sinésio Barbosa de Mello concedeu entrevista nesta manhã de sexta-feira, falando de política e hábitos da juventude.
Sinésio Barbosa de Mello, 82 anos, atendente na paróquia Santa Rita de Cássia em Indaiatuba.

Emanoel Santos – Qual sua maior preocupação com a formação do jovem nos dias de hoje?
Sinésio Mello – Me preocupa muito à situação sobre hábitos de consumo, vejo essa juventude muito consumista, com preocupação nos valores financeiros: ‘’o dinheiro como resolução de todos os problemas’’. Para mim, isso é preocupante, faltam lideres na juventude que pensem na comunidade e participem de movimentos para criação de cidadãos, que ensinem o respeito ao “Ser e não somente ao ter”.
“Estamos formando consumidores e não cidadãos”

Emanoel Santos – Como deve formar a integração do poder político e a sociedade em seus projetos sociais?
Sinésio Mello – As igrejas têm papel fundamental na questão social e projetos voltados aos mais necessitados. O poder público independente da bandeira política (partidos políticos) deve marchar ao lado desses projetos, dando apoio e assistência, já que há conhecimento profundo dessas instituições perante a sociedade.

Emanoel Santos – O senhor falou de partidos políticos; qual sua opinião de diminuição dessas legendas?
Sinésio Mello – Há no congresso muitos projetos bons, mas não há sustentação e encaminhamento necessário. Ficam barrados pela burocracia e tem que haver maior agilidade. Acredito que deveria ter apenas dois partidos como era no passado: Arena e MDB.

Emanoel Santos – O afastamento da presidente Dilma Rousseff foi necessário?
Sinésio Mello – Acredito que sim, não havia governabilidade e havia necessidade de um afastamento para que ela pudesse fazer a própria defesa. Não concordo com a palavra “golpe”, acho que estamos vivendo um novo momento e as investigações têm que continuar doa a quem doer. Não podemos ficar nesse jogo de um contra o outro, o principal objetivo é o beneficio ao país.

Emanoel Santos – Política de Indaiatuba?
Sinésio Mello – Meus pais vieram para Indaiatuba e fui vigário na paróquia da Candelária em 1964. Conheço bem a cidade mesmo morando por algum tempo fora do município e uma das coisas que me chama à atenção é o clima e limpeza, cuidados com as ruas e seus parques. Há também um bom entrosamento com a administração municipal.  

Emanoel santos – Poderia deixar uma reflexão?
Sinésio Mello – Concordo com a frase de Marquês de Maricá, que diz: “A impunidade é segura, quando a cumplicidade é geral”. Com toda essa impunidade e cumplicidade, o que constatamos são: ataques de um contra o outro e, passamos uma imagem de um país que não é serio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário